APRESENTAÇÃO
Quem inventou a Matemática? Por que os alunos não gostam de Matemática? Indagações cotidianamente pronunciadas: a primeira expressa com rancor por alunos e a segunda desesperadamente declarada por professores, ambos buscando razões para justificar a aversão por essa ciência. Ora, variadas pesquisas têm apontado para as dificuldades enfrentadas por professores e alunos no desenvolver de suas aulas de Matemática.
Conhecedores de tais problemas, aqui não nos cabe arrolá-los, mas sim, compactuando com Dewey (1936, p.29), que declara ser a comunicação “o processo de participação da experiência para que se torne patrimônio comum”, apresentar propostas de atividades que visem popularizar o conhecimento matemático produzido, saindo dos muros escolares e ou acadêmicos para a praça, para a comunidade.
Para tal fim, tomaremos como data inicial da realização dos eventos, o dia 6 de maio, Dia Nacional da Matemática, proposta encaminhada pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), apresentada pela Deputada Federal Professora Raquel Teixeira (PSDB-GO) à Câmara dos Deputados e regulamentada por Lei a partir do ano de 2005. A escolha do dia tem como justificativa a data de nascimento de Júlio Cezar de Mello e Souza, o Malba Tahan, matemático, educador e escritor brasileiro que muito contribuiu para o desenvolvimento da pedagogia da matemática.
OBJETIVOS
O Projeto de Popularização da Ciência A MATEMÁTICA DA ESCOLA VAI À PRAÇA tem por objetivo geral popularizar a ciência Matemática, disponibilizando para um incomensurável público o saber produzido, suscitando a geração de novos conhecimentos. Expõem ainda como outros objetivos:
1. Comemorar o Dia Nacional da Matemática;
2. Apresentar para a sociedade uma programação de eventos a serem desenvolvidos contemplando diferentes conteúdos matemáticos;
3. Aproximar a sociedade do saber matemático já produzido;
4. Divulgar o saber matemático para a sociedade;
5. Suscitar a participação de discentes e docentes dos diferentes níveis de formação (Ensino Fundamental, Médio e Superior), em um projeto de popularização da ciência Matemática;
6. Oportunizar espaço para a clientela / público exibir os conhecimentos matemáticos sócio-culturais gerados;
7. Possibilitar apresentações de resultados de atividades desenvolvidas por professores da rede pública de ensino e alunos das Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia;
8. Divulgar conhecimentos relacionados à Matemática que envolve o cotidiano dos alunos, procurando derrubar mitos e receios e, ao mesmo tempo, despertar um espírito científico;
9. Fortalecer a imagem da UFS como espaço de discussão e reflexão sobre a produção do saber matemático, das aplicações desse saber presentes no nosso cotidiano e das implicações sociais decorrentes de seu uso entre professores e alunos.
PROGRAMAÇÃO
Local: Praça Fausto Cardoso.
Data: 6 de maio
Horário: 9h às 17h
Atividade: Exposição comemorativa do Dia Nacional da Matemática.
Local: Bairro Santa Maria
Data: 5 de junho
Horário: 9h às 17h
Atividade: Apresentação de vídeos e filmes.
Local: Praça Dom José Tomaz
Data: 31 de julho
Horário: 9h às 17h
Atividade: Apresentações musicais.
Local: Bairro Médici
Data: 21 de agosto
Horário: 9h às 17h
Atividade: Roda de Histórias.
Local: Bairro Bugio
Data: 18 de setembro
Horário: 9h às 17h
Atividade: Apresentações teatrais.
Local: Bairro Pereira Lobo
Data: 23 de outubro.
Horário: 9h às 17h
Atividade: Jogando jogos matemáticos.
Local: Praça da Bandeira
Data: 20 de novembro
Horário: 9h às 17h
Atividade: Exposições, palestras, vídeos e filmes, apresentações musicais e teatrais, atividades lúdicas.
Quem inventou a Matemática? Por que os alunos não gostam de Matemática? Indagações cotidianamente pronunciadas: a primeira expressa com rancor por alunos e a segunda desesperadamente declarada por professores, ambos buscando razões para justificar a aversão por essa ciência. Ora, variadas pesquisas têm apontado para as dificuldades enfrentadas por professores e alunos no desenvolver de suas aulas de Matemática.
Conhecedores de tais problemas, aqui não nos cabe arrolá-los, mas sim, compactuando com Dewey (1936, p.29), que declara ser a comunicação “o processo de participação da experiência para que se torne patrimônio comum”, apresentar propostas de atividades que visem popularizar o conhecimento matemático produzido, saindo dos muros escolares e ou acadêmicos para a praça, para a comunidade.
Para tal fim, tomaremos como data inicial da realização dos eventos, o dia 6 de maio, Dia Nacional da Matemática, proposta encaminhada pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), apresentada pela Deputada Federal Professora Raquel Teixeira (PSDB-GO) à Câmara dos Deputados e regulamentada por Lei a partir do ano de 2005. A escolha do dia tem como justificativa a data de nascimento de Júlio Cezar de Mello e Souza, o Malba Tahan, matemático, educador e escritor brasileiro que muito contribuiu para o desenvolvimento da pedagogia da matemática.
OBJETIVOS
O Projeto de Popularização da Ciência A MATEMÁTICA DA ESCOLA VAI À PRAÇA tem por objetivo geral popularizar a ciência Matemática, disponibilizando para um incomensurável público o saber produzido, suscitando a geração de novos conhecimentos. Expõem ainda como outros objetivos:
1. Comemorar o Dia Nacional da Matemática;
2. Apresentar para a sociedade uma programação de eventos a serem desenvolvidos contemplando diferentes conteúdos matemáticos;
3. Aproximar a sociedade do saber matemático já produzido;
4. Divulgar o saber matemático para a sociedade;
5. Suscitar a participação de discentes e docentes dos diferentes níveis de formação (Ensino Fundamental, Médio e Superior), em um projeto de popularização da ciência Matemática;
6. Oportunizar espaço para a clientela / público exibir os conhecimentos matemáticos sócio-culturais gerados;
7. Possibilitar apresentações de resultados de atividades desenvolvidas por professores da rede pública de ensino e alunos das Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia;
8. Divulgar conhecimentos relacionados à Matemática que envolve o cotidiano dos alunos, procurando derrubar mitos e receios e, ao mesmo tempo, despertar um espírito científico;
9. Fortalecer a imagem da UFS como espaço de discussão e reflexão sobre a produção do saber matemático, das aplicações desse saber presentes no nosso cotidiano e das implicações sociais decorrentes de seu uso entre professores e alunos.
PROGRAMAÇÃO
Local: Praça Fausto Cardoso.
Data: 6 de maio
Horário: 9h às 17h
Atividade: Exposição comemorativa do Dia Nacional da Matemática.
Local: Bairro Santa Maria
Data: 5 de junho
Horário: 9h às 17h
Atividade: Apresentação de vídeos e filmes.
Local: Praça Dom José Tomaz
Data: 31 de julho
Horário: 9h às 17h
Atividade: Apresentações musicais.
Local: Bairro Médici
Data: 21 de agosto
Horário: 9h às 17h
Atividade: Roda de Histórias.
Local: Bairro Bugio
Data: 18 de setembro
Horário: 9h às 17h
Atividade: Apresentações teatrais.
Local: Bairro Pereira Lobo
Data: 23 de outubro.
Horário: 9h às 17h
Atividade: Jogando jogos matemáticos.
Local: Praça da Bandeira
Data: 20 de novembro
Horário: 9h às 17h
Atividade: Exposições, palestras, vídeos e filmes, apresentações musicais e teatrais, atividades lúdicas.
CONTATO
Profª. Drª. Eva Maria Siqueira Alves
Endereço:
Cidade Universitária Prof. Aloísio de Campos CEP 49100-000; São Cristovão - Sergipe
Sala 05 / Departamento de Educação
Fones: (79) 2105-6806 / 8819-6369
E-mail: evas@ufs.br
EQUIPE TÉCNICA:
Profª Drª Eva Maria Siqueira Alves
Profª Msc. Fabiana C. O. S. de Oliveira
Mestranda Suely Cristina Silva Souza
Andréa Maria Dos Santos Matos
Dayse Santos Rezende
Dênis Correia da Silva Santos
REALIZAÇÃO:
Universidade Federal de Sergipe
APOIO:
Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe FAPITEC/SE
Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM /SE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
A MATEMÁTICA DA ESCOLA VAI À PRAÇA
POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
Profª. Drª. Eva Maria Siqueira Alves
Endereço:
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Profª Msc. Fabiana C. O. S. de Oliveira
Mestranda Suely Cristina Silva Souza
Andréa Maria Dos Santos Matos
Dayse Santos Rezende
Dênis Correia da Silva Santos
REALIZAÇÃO:
Universidade Federal de Sergipe
APOIO:
Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe FAPITEC/SE
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POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
2009
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